POCUS (ultrassonografia point of care, na ponta do cuidado)
O histórico do POCUS (ultrassonografia point of care, na ponta do cuidado) começa em 1970 quando Golbert e colaboradores detectaram pela 1ª vez a presença de líquido livre peritoneal com a utilização da ecografia. A partir daí, a técnica tornou-se mais conhecida, principalmente no continente europeu. Mas foi em 1993, a partir do trabalho do FASTda dra. Rozycki, que houve uma grande ampliação da utilização do POCUS. A palavra FAST é um acrônimo mnemônico que significa Focused Assessment with Sonography for Trauma, que, traduzido, significa Avaliação Ultrassonográfica Focada no Trauma. O FAST é uma técnica POCUS utilizada para pacientes com trauma e, provavelmente, o primeiro a ser globalizado. Na divulgação do POCUS cabe ressaltar o trabalho da organização não governamental Winfocus, dirigida inicialmente pelo dr. Luca Neri de Milão, Itália. Depois de 2010 houve um grande aumento em número e em qualidade das publicações científicas relacionadas ao POCUS.
A nossa trajetória começou em 2008 quando uma equipe de médicos do hospital metropolitano Odilon Behrens (HMOB) teve a sua primeira equipe treinada pelo Winfocus de Milão, Itália, em parceria com a secretaria estadual de saúde e que contou com a participação do Dr. Bruno Belezia. Nesse mesmo ano ele participou de mais dois treinamentos em Milão.
Em 2013, representou o HMOB no projeto global chamado “Ecos dos Gerais”, a convite da secretaria estadual de saúde de Minas Gerais e novamente em parceria com o Winfocus. Em 2014, durante o projeto, ministrou vários cursos em Belo Horizonte, Montes Claros, Janaúba e Taiobeiras. Também foi capacitado como provedor e instrutor (trainer) de ultrassonografia de suporte à vida, nível básico 1.
Nesses últimos anos o nosso coordenador organizou e ministrou vários cursos no HMOB e na Reanimação, capacitando inúmeros médicos, residentes e internos. Também contribuiu na divulgação do POCUS dentro do HMOB, que atualmente está disponível em todos os departamentos da instituição. Em 2020, escreveu um capítulo sobre o tema no livro da SOMITI e editou o manual deste curso.
O que é o POCUS?
Na ultrassonografia tradicional o médico assistente solicita o exame, que é agendado para horas ou dias após e realizado por um radiologista, que não participa diretamente do cuidado ao paciente. Ao final do exame, um laudo é emitido e disponibilizado de acordo com a rotina da instituição.
Na ultrassonografia POCUS o médico assistente realiza o exame em tempo real, ao lado do seu paciente, na beira do leito e utiliza o quadro clínico para tomar decisões imediatas. Ele mesmo pode repetir o exame quantas vezes forem necessárias e de acordo com a evolução do quadro clínico. Com a dinâmica POCUS, a ultrassonografia pode atingir o paciente em qualquer lugar que ele esteja, no hospital ou no pré-hospitalar.
Na prática diária o POCUS funciona como uma extensão do exame físico. Nessas situações, a ultrassonografia é utilizada como um ecoestetoscópio.
Quais as principais aplicações do POCUS?
- Avaliação do trauma
- Insuficiência respiratória aguda
- Dispneia
- Choque
- Insuficiência cardíaca
- Abdômen agudo
- Insuficiência renal aguda
- Parada cardiorrespiratória: AESP
- Sepse
- Pulmão
- Pleura
- Pericárdio
- Peritônio
- Coração
- Veia cava inferior
- Partes moles
- Trombose venosa profunda dos membros inferiores
- Acesso venoso central e periférico
- Punção intra-arterial
- Cateterismo vesical de demora
- Estase gástrica
- Toracocentese, paracentese, pericardiocentese