Biblioteca do Hospital Odilon Behrens recebe doação de Manuais de Ultrassonografia à Beira do Leito

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) é um hospital de ensino que forma, anualmente, cerca de 115 residentes médicos e multiprofissionais em diferentes especialidades, sendo, ainda, campo de estágio para acadêmicos de enfermagem. A formação desses profissionais está ancorada na preceptoria de profissionais experientes e parcerias com instituições de ensino e pesquisadores. 

E foi nesse intenso movimento de união entre cuidado, ensino e pesquisa, que a biblioteca do HOB recebeu seus mais novos manuais de ultrassonografia. Escrito pelo gerente da clínica cirúrgica do HOB, Bruno Belezia, o livro intitulado “Introdução à ultrassonografia à beira do leito, na ponta do cuidado, Point-of-care, será utilizado como bibliografia de apoio nos treinamentos de estudantes e profissionais.

Belezia ministra o curso Pocus no HOB desde 2011 e já capacitou mais de 400 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões gerais, clínicos, internos, anestesistas, pediatras e residentes.

A ultrassonografia à beira do leito utiliza um equipamento móvel, possibilitando que o profissional faça o exame de imagem durante o atendimento no leito do paciente.“O paciente não precisa esperar por raios x ou tomografias. O Pocus agiliza o processo de atendimento médico ao paciente em situações de emergência, proporcionando um diagnóstico eficiente do problema para uma tomada rápida de decisão à beira do leito. Outra vantagem é que se pode repetir esse processo quantas vezes forem necessárias, não tem limite de uso”, explica Belezia.

O HOB tem oito aparelhos de ultrassonografia à beira do leito, contemplando todos os setores do hospital, tais como pediatria, CT| neonatal, sala de emergência, bloco cirúrgico, enfermarias e a UPA Odilon Behrens.

Bruno Belezia conta que a ideia de criar o material nasceu do desejo de facilitar o aprendizado dos alunos e dos profissionais. “Eu comecei a escrever durante a pandemia. Baseei em um capítulo de livro e no decorrer do processo quis prolongar esse capítulo. Assim, virou um manual. Queria tornar mais fácil o aprendizado e na literatura brasileira tem pouco deste formato. Gostaria de colocar em um tamanho que as pessoas pudessem colocar no bolso”, conta.

Alexia Ferreira, gerente da gerência de ensino e pesquisa (GENP) do HOB, explicou que a impressão do manual é fruto da participação do HOB em uma pesquisa sobre o tratamento para Covid-19.“Foi uma parceria entre um instituto e o hospital em que foi desenvolvido um estudo extremamente relevante sobre o reposicionamento de medicações para Covid-19 com sintomas leves. O trabalho recebeu um prêmio internacional e foi publicado no The Lancet e The BMJ”, esclarece.

A gerente da GENP celebrou o recebimento dos manuais e falou sobre a importância deles para o ensino no HOB.“A produção do Bruno vem para apoiar a iniciativa de treinamento em ultrassonografia, ministrada por ele. Foram impressos 100 manuais. Destes, 20 ficarão na biblioteca do hospital para consulta técnica das pessoas no dia a dia e 80 serão sorteados ao longo do tempo entre os participantes do curso”, finaliza.

Fonte: Informativo do Hospital Metropolitano Odilon Behrens, 2022 – Edição 228

Picture of Bruno Belezia
Bruno Belezia
Cirurgião Geral, CRMMG 24451

Gostou do Conteúdo? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Cursos

Prehospital Trauma Life Support PHTLS®

Point Of Care Ultrassonografia POCUS

Artigos Relacionados

Acompanhe diversos assuntos relacionados aos Profissionais da Saúde

Aguarde as próximas Turmas PHTLS e POCUS

Faça sua Pré-inscrição

Vagas abertas para a Formação PHTLS

Dias 21 e 22 de JUNHO
Em Belo Horizonte

Faça sua Pré-inscrição!